Como é feita a manutenção de tubulações?

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

manutencao-tubulacoesSe há uma forma de prevenir efetivamente problemas, no que diz respeito ao encanamento e o sistema de esgoto em geral, ela atende pelo nome de manutenção de tubulações.

Entenda porque é preciso adotar esta prática, como ela é feita e onde encontrar os melhores serviços de manutenção de tubulações.

A importância da manutenção de tubulações

Para manter o pleno funcionamento do sistema hidráulico e de esgoto, a manutenção de tubulações é essencial. De acordo com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 5462/1994:

Manutenção é definida como a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

No caso das tubulações, esta manutenção implica em:

  • Prevenir obstruções;
  • Conservação das instalações;
  • Lavagem de coletores e inspeção do esgoto;
  • Uso de caminhões equipados com toda a infraestrutura necessária, no que diz respeito ao serviço de hidrojateamento, para desobstruir as tubulações e mantê-las limpas.

Principais causas do entupimento das tubulações

A falta de manutenção de tubulações é de fato, um dos maiores agravantes e fatores contribuintes, para que o sistema de esgoto e encanamento, seja ele residencial ou industrial, fique entupido.

Estudos indicam, porém, que de 70 a 80 % dos entupimentos possuem como responsabilidade, erros nas instalações internas dos imóveis, bem como o mau uso destas instalações.

Em suma, o descarte inadequado de objetos, pedaços de madeira, gorduras, plástico, panos, areia, entre outros materiais, atingem a tubulação gerando entupimentos e até mesmo o refluxo do esgoto.

Fazendo a manutenção: aposte no hidrojateamento

Uma das maneiras mais eficazes de se proceder com a manutenção de tubulações é por meio do hidrojateamento. Sem agredir o ambiente, este método promove a limpeza e a desobstrução da tubulação com jatos de água.

Para tanto, se faz necessária mão de obra qualificada e profissionais experientes, comprometidos com a solução do problema.

Não corra riscos, entre agora mesmo em contato com a Aquarella Desentupidora e tenha um serviço com o mais elevado nível de qualidade.

Por que limpar caixas de gordura dos condomínios?

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

 

limpeza-caixa-gordura-condominiosAs caixas de gordura são essenciais para o bom funcionamento do sistema coletor de esgoto dos condomínios. Procedimento de extrema necessidade, a não realização deste serviço mediante a contratação de uma empresa especializada, contribuí para que problemas variados ocorram na estrutura dos prédios.

 

Quer entender de fato, por que limpar caixas de gordura dos condomínios e o que pode ocorrer caso a manutenção deste item não esteja em dia?

 

Te contaremos a seguir, acompanhe neste artigo especial que a Aquarella Desentupidora preparou para você.

 

Manutenção e limpeza de caixa de gordura em condomínios deve ser periódica

 

Muitos são os benefícios da limpeza de caixa de gordura em condomínios, justificando assim a necessidade de se executar este serviço de manutenção.

 

Uma das principais vantagens é manter a rede coletora em pleno funcionamento, haja vista que com o tempo, o material acumulado no interior da caixa de gordura pode “explodir”, atingindo assim a rede de esgoto e causando contaminação do ambiente e entupimentos em geral.

 

Outro motivo que indica a necessidade de efetuar a limpeza, se deve ao fato de galerias de águas pluviais, praias e o meio-ambiente em geral são poupados de degradações originárias de dejetos de esgoto, por exemplo.

 

Sem contar que com a limpeza da caixa de gordura do condomínio, o solo também fica a salvo de contaminações de óleos e gorduras e barra-se a proliferação de bactérias e agente disseminadores de doenças, como por exemplo, ratos.

 

Contrate uma empresa que siga as normas ambientais vigentes

 

Lembre-se que apenas profissionais treinados e eficientes são capazes de executar a limpeza da caixa de gordura de forma eficiente e de acordo com a lei vigente.

 

A Aquarella Desentupidora é uma ótima opção neste sentido. Estamos comprometidos com a legislação e temos colaboradores altamente capacitados para executar a limpeza seguindo os padrões técnicos de saúde e segurança solicitados.

 

Como desentupir cano com gordura?

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

desentupir-cano-gorduraO entupimento do encanamento é um problema comum de ocorrer. Dentre os motivos mais frequentes de entupimento de cano, temos o acúmulo de gordura, que surge tanto pelo descarte indevido do óleo de cozinha, quanto por alimentos com alta concentração de gordura que também passam pelo cano.

Apesar de ser um entupimento recorrente, há algumas medidas você pode tomar para evitar que sua casa seja acometida de tal transtorno.

Você quer saber um pouco mais sobre elas? Então acompanhe a seguir, dicas para saber como desentupir cano com gordura.

Como desentupir cano com gordura: Causas 

Esta categoria de entupimento se ocasiona principalmente pelo óleo de cozinha descartado de forma incorreta.

Ele forma uma crosta dentro do cano, impossibilitando a passagem correta da água. Alimentos muito gordurosos, despejados pela pia da cozinha, também contribuem para o entupimento, não só por se acumularem nos canos, mas por liberarem as substâncias gordurosas.

Como evitar o entupimento do cano por gordura?

Quando a principal causa de entupimento é a gordura, se trata de algo que poderia ter sido evitado, ou ao menos que sua gravidade fosse menor. Os cuidados para evitar o entupimento são simples, e implicam apenas em hábitos cotidianos:

  • Não descarte óleo de cozinha pela pia;
  • Antes de lavar a louça limpe o prato e jogue os restos no lixo;
  • Evite deixar que alimentos entrem no encanamento pela pia.
    • Jogue detergente no cano;
    • Use água quente;
    • Utilize uma solução com vinagre e água quente;
    • Use a pressão de água de uma mangueira.

Como desentupir cano com gordura?

Em casos mais superficiais de entupimento, a resolução do problema pode ser feita de maneira caseira:

Entretanto, essas maneiras de desentupimento caseiras podem não ser o bastante em alguns casos mais severos. Portanto, passa a ser necessária a contratação de um serviço especializado em desentupimento.

A Aquarella Desentupidora é uma empresa experiente no mercado, que atua realizando serviços de desentupimentos com alto nível. Temos profissionais qualificados e altamente treinados, para oferecer o melhor resultado aos seus clientes, da maneira mais rápida e eficaz.   

Conheça as principais causas de entupimentos da pia da cozinha

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

pia-cozinhaCertamente você já passou por alguma situação em que sua pia da cozinha esteve entupida, mas você sabe as causas do entupimento?

Este problema doméstico é mais comum do que você imagina, e se encontra no cotidiano de muitas pessoas. As causas de entupimento podem ser desde a estrutura do encanamento, até hábitos comuns adotados  por parte das pessoas.

Veja a seguir quais são as principais causas que motivam este transtorno e como solucioná-lo.

Uma das causas de entupimento pode ser a estrutura do encanamento

Ter na sua cozinha um encanamento com muitas curvas, pode contribuir para que ocorra o entupimento. Muitas curvas podem fazer com que sujeiras se instalem na tubulação.

Desta forma,  o ideal é ter um encanamento reto na medida do possível, para que a água corra mais facilmente e evitando sujeiras nos pontos curvos.

 Restos de alimentos e gordura é uma das principais causas de entupimento

Ao lavar louças que contenham restos de alimentos e gorduras, esses alimentos acabam escorrendo para o ralo da pia, se acumulando nas tubulações.

Para evitar o entupimento neste caso, limpe as louças com papel antes de lavá-las. Utilize também uma rede de proteção na entrada do ralo. A falta de manutenção da caixa de gordura, que tem a função de filtrar a água também contribui para o entupimento. O recomendado é se fazer a manutenção a cada 6 meses.

Filtros de café devem ser jogados diretamente no lixo

Muitas pessoas têm o costume de fazer café, mas após coá-lo, dispensa a borra pela pia. O resto de pó acaba grudando nas paredes dos canos, e em conjunto com as gorduras e restos de alimentos, formam sujeiras pegajosas, que impossibilitam a passagem da água. Então o ideal, é que o filtro de café seja jogado diretamente no lixo.

As atitudes no dia a dia citadas acima, são fundamentais para evitar entupimentos em sua pia, mas não dispensam a manutenção periódica de um profissional.

Sobretudo em caso de entupimento, não é recomendável tentar resolver por conta própria, pois o problema pode se agravar. Por isso, contrate uma empresa profissional e de ótima reputação.

A Aquarella Desentupidora, por exemplo, realiza visitas gratuitas, além de oferecer garantia para os seus serviços.

Sua pia está entupida? Agenda uma visita com a Aquarella Desentupidora, e faça o seu orçamento.

Por que fazer a limpeza de caldeira

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

limpeza-caldeira

Muito comum em instalações industriais, a caldeira é fator essencial para a melhor produtividade em uma empresa. No entanto, para otimização energética e consequentemente da produção, há um detalhe que faz toda a diferença: a limpeza da tubulação da caldeira.

Tanto deixar de efetuar a limpeza dos tubos de caldeira, quanto executá-la de forma equivocada, acarretam na diminuição de sua eficiência e produção.

Entenda a seguir, a necessidade de se efetuar a limpeza dos tubos de caldeira e como garantir que esta manutenção seja executada da melhor maneira.

A importância da caldeira em boas condições de funcionamento

Em determinados processos industriais, somente por meio das altas temperaturas geradas pelas caldeiras é possível executar de maneira eficaz as tarefas e etapas de produção.

Como são os tubos os responsáveis diretos pela produção do calor necessário para alimentar os maquinários dentro da empresa, fica clara a necessidade e importância de mantê-los sempre limpos e com a manutenção em dia.

Com o passar do tempo, o combustível utilizado no processo de obtenção de calor pode gerar detritos que se acumulam nos canos da caldeira.

Exatamente por isso, os tubos podem tanto diminuir a passagem dos gases ou ainda entupir, gastando assim mais energia e tendo eficiência nula.

Via de regra, algumas empresas acreditando economizar, adotam processos de limpeza caseiros, isto é, feita pelos funcionários da própria empresa, de forma manual.

No entanto, apenas profissionais treinados e com os equipamentos adequados de limpeza de caldeiras podem executar este serviço de forma eficiente, garantindo assim os procedimentos corretos de limpeza.

Onde encontrar uma empresa especializada em limpeza de caldeiras?

Investir em um serviço especializado vai garantir a eficiência do processo de limpeza de caldeira, porém, é preciso contratar uma empresa de ótima reputação e que seja autoridade no assunto.

É o caso da Aquarella Desentupidora. Entre em contato e conheça nossos diferenciais no mercado, você não irá se arrepender. 

Bueiro entupido - e agora?

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

bueiro-entupidoCausando problemas para toda a população, em níveis no mínimo alarmantes, quem já presenciou um bueiro entupido sabe qual é a gravidade do assunto.

Você já se questionou sobre os reais motivos que causam esta situação? Gostaria de saber como evitar? E no caso do bueiro estar entupido, qual procedimento deve ser tomado?

É sobre todas estas variáveis sobre bueiro entupido que abordaremos a seguir, acompanhe!

Bueiro entupido: como evitar?

Embora o entupimento de um bueiro não seja de responsabilidade exclusiva de um indivíduo, se cada pessoa fizer sua parte, em nome do coletivo, certamente todos irão colher ótimos frutos em decorrência dos cuidados tomados.

Um dos principais vilões do entupimento de bueiros é o lixo descartado irregularmente em vias públicas. Os mais variados tipos de objetos, e até mesmo um papel de bala que alguém joga ao chão, com o tempo, vão se acumulando e evitando que ocorra o escoamento da água das chuvas.

Com esta obstrução, a água transborda das galerias de águas pluviais e chega até as casas e vias, causando alagamentos, enchentes e catástrofes.

Além de não jogar lixo na rua e em locais inadequados, educar as crianças sobre este fato, e acima de tudo, dando nosso exemplo, contribuirá com que menos bueiros sejam entupidos no futuro.

Dicas para evitar bueiro entupido

Gestos simples como instalação de lixeiras, deixando o lixo inacessível ao ataque de animais famintos em busca de alimentos, jardins para minimizar o fluxo de água, reclamar às autoridades públicas o plantio de áreas verdes, entre outras atitudes neste sentido, contribuirão para que o bueiro não seja entupido.

O bueiro está entupido, o que posso fazer?

Ao detectar que o bueiro está entupido, entre imediatamente em contato com a companhia responsável, no caso, em São Paulo, a Sabesp.

E lembre-se: se precisar de ajuda para reparos e entupimentos, fale com a Aquarella Desentupidora

Hidrojateamento ou desentupidores comuns, qual é melhor?

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

Hidrojateamento-ou-desentupidoresCasos de entupimento de canos e tubulações são frequentes, não é mesmo? Da pia da cozinha ao vaso sanitário, passando pela rede de esgoto e até mesmo caixa de gordura, hábitos nocivos, sistema hidráulico sem projetos adequados e falta de manutenção são fatores que desencadeiam os mais variados tipos de entupimento.

A solução, via de regra, é contratar um serviço especializado, no entanto, há diferentes serviços, procedimentos e técnicas de desentupimento, como por exemplo o hidrojateamento e o desentupimento comum.

Sem contar com as mirabolantes soluções amadoras, que muitas vezes são adotadas pelas pessoas, que acreditam que irão economizar com métodos de desentupimento caseiros. Será?

Este fato faz com que o cliente tenha constantemente uma dúvida: qual método de desentupimento de canos é melhor?

Hidrojateamento x desentupidores comuns

Há certos casos onde o famoso desentupidor de vaso sanitário, pode até parecer solucionar a questão do entupimento, porém, muitas vezes ele apenas adia um mal maior que está por vir.

Produtos químicos desentupidores, jogados em canos, além de não resolver a raiz do problema, cria outro: destrói encanamentos, sem contar com os riscos à saúde das pessoas que por ventura, os utilizem.

Outro malefício do desentupimento caseiro é o fato de muitas vezes ele agravar tanto a situação, que para solucionar, apenas quebrando pisos, azulejos e paredes, o problema poderá ser remediado.

Não restam dúvidas: quando pensar qual procedimento é melhor, entre desentupimentos comuns e hidrojateamento, aposte na segurança e eficácia dos hidrojatos.

Trata-se de um serviço executado com excelência pela Aquarella Desentupidora, e que revela também um extraordinário custo X benefício aos clientes.

É a forma mais sensata e garantida de lidar com entupimentos graves, seja em indústrias, comércios ou residências e condomínios em geral.

Entre em contato com nossa equipe de atendimento e agende agora mesmo uma visita de nossos técnicos.

Hidrojateamento previne entupimentos - entenda a técnica

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

hidrojateamento-previne-entupimentosQuem já utilizou alguma vez o serviço de hidrojateamento sabe o quanto ele é eficaz na desobstrução de canos e tubulações em geral, seja com o intuito de desentupir esgotos residenciais e industriais, seja para efetuar a limpeza de tanques, inundações e detritos.

Esta técnica que também é chamada de hidrocorte e jateamento também é muito eficaz como medida preventiva, evitando que entupimentos possam ocorrer em sua casa, empresa, comércio e indústria.

Entenda a seguir como esta técnica pode beneficiar o sistema hidráulico e de esgoto de seu imóvel.

Hidrojateamento: como é aplicada esta técnica?

Esta tecnologia necessita basicamente de caminhões tanque, equipados com jatos de água sob pressão.

É com a presença deste reservatório de água que se torna possível projetar os jatos em direção aos locais onde exista acúmulo de resíduos que causam a obstrução da água. Com a força do jato sob pressão, a capacidade de limpeza e de desobstrução é altamente potencializada.

Por não utilizar nenhum produto de origem química, o hidrojateamento é considerado um procedimento sustentável, pois não agride o meio ambiente. 

Manutenção das tubulações: hidrojateamento evita entupimentos

Se determinada tubulação de esgoto por ventura esteja entupida, sabemos que este processo de hidrocorte é uma solução eficaz. Porém, para evitar que o entupimento volte a ocorrer, fazer a manutenção é um fator determinante.

Caso contrário, com o passar do tempo, é muito provável que este desconforto volte a ocorrer. Porém, lançando mão do hidrojateamento para a manutenção e limpeza dos canos, evita-se que novos entupimentos e obstruções surjam.

Hidrojateamento: quem posso contratar?

Para a realização deste método de limpeza e desentupimento, é preciso contratar uma empresa que seja experiente no assunto. Por isso, não pense duas vezes, entre em contato com a Aquarella Desentupidora e tenha o melhor serviço de hidrocorte e atendimento personalizado.

Entenda a importância da água de reuso

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

agua-reuso

Nunca se falou tanto em sustentabilidade e economia de recursos, sejam eles renováveis ou não. Com o recente fantasma de restrição hídrica (leia-se racionamento de água), lançou-se um holofote sobre a importância da água de reuso.

Sendo assim, reutilizar a água é benéfico, sob vários aspectos, os quais, acompanharemos a seguir, confira!

Preservação dos recursos naturais

A água de reuso pode ter aplicações das mais diversas, contribuindo assim para a preservação dos recursos naturais. Na máquina de lavar, na limpeza de carros e veículos, na lavagem de quintais, entre outros ambientes, a água de reuso possui papel fundamental para a sustentabilidade.

As Estações de Tratamento de Esgoto ocupam papel de destaque neste sentido. Com a água tratada nestes centros, é possível:

  • Utilizá-la para a refrigeração de equipamentos;
  • Aproveitá-la nos processos industriais e limpeza de ruas e praças;
  • Economizar o gasto de água potável, etc.

Acredite: economizar a água e usá-la de maneira consciente e inteligente é determinante para o futuro próximo e também para as gerações que estão por vir.  O custo X benefício de sua aplicação é relevante não apenas tendo em vista o aspecto financeiro, mas, principalmente, do meio ambiente.

Seja tratando o esgoto, seja captando água da chuva para determinadas finalidades já mencionadas, ganha a dona de casa e o pai de família, que economiza no final do mês, e sobretudo, ganhar a humanidade em geral, que tem seu bem mais precioso poupado, afinal, água é vida.

E para que a nosso dia a dia seja cada vez mais sustentável, os serviços de desentupimento também possuem este viés aqui na Aquarella Desentupidora.

Todos nossos serviços levam em conta o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, como por exemplo, as técnicas empregadas no hidrojateamento, o desentupimento de canos, pia, ralos, limpeza de caixa d’água, e muito mais.

Fale conosco e tenha a certeza de que além de solucionar seu problema, temos plena consciência de trabalhar tendo como pauta a sustentabilidade. 

Dedetização de restaurantes: entenda a importância

Escrito por Aquarella. Publicado em Serviços

dedetizacao-restaurantesConhecida como controle de pragas, a dedetização de restaurantes se trata de um serviço fundamental sob vários aspectos. Entenda sua importância, os prejuízos de não se adotar este procedimento e como encontrar ajuda profissional neste sentido.

Dedetização de restaurantes: medida preventiva garante a saúde das pessoas e do negócio

O ambiente de um restaurante reúne todos os elementos necessários para a proliferação de pragas: água, comida e abrigo. E não é preciso apenas ser um restaurante. Uma padaria, lanchonete, bar, açougue, entre outros, necessitam investir na dedetização, como medida preventiva contra insetos e roedores em geral.

Além da questão de higiene e saúde, tanto dos clientes quanto dos funcionários do local, a limpeza e eliminação/controle de pragas, é fundamental para que o estabelecimento tenha boa reputação e seja bem-sucedido.

Para se ter ideia, o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação da ANVISA dá ênfase que o serviço de alimentação deve ser livre de vetores e pragas.

Dedetização deve ser feita regularmente e por empresa credenciada

Diante de tal importância, tanto em relação às normas da ANVISA, quanto pelo sucesso do empreendimento e saúde das pessoas, muitos proprietários de restaurantes se questionam sobre como proceder para a execução deste serviço, bem como a regularidade.

De acordo com a resolução RDC nº 52 da ANVISA em sua seção III. Artigo 4º, a periodicidade da dedetização deve ser de, no mínimo, 1 mês.

Para que seu restaurante esteja de acordo com o que e estabelecido pelos órgãos de vigilância sanitária, é preciso contratar uma empresa especialista no assunto.

Com vasta experiência no assunto e atuando de forma eficaz, a Aquarella Dedetizadora e Desentupidora conta com os melhores profissionais do setor, para melhor lhe
atender. Atuamos com plena agilidade, garantindo ao seu estabelecimento um serviço com o mais elevado padrão de qualidade.

Orçamento sem compromisso, visita gratuita para avaliação e orçamento com o melhor custo e benefício do mercado, estão entre nossas vantagens. Entre em contato
e solucione todos seus problemas referentes ao assunto.

Clientes