Prós e contras do triturador de lixo na pia da cozinha

Escrito por Super User. Publicado em Serviços

triturador-lixoMuito comum nas cozinhas norte-americanas, o triturador de lixo de pia também aparece em algumas cozinhas brasileiras. Mas, esse tipo de sistema não é muito conhecido no país, e muitas pessoas se perguntam se vale a pena instalar em sua pia para o descarte do lixo, ou é mais fácil retirar o lixo da pia e descartá-lo como de costume.

O triturador de alimentos, como todo equipamento doméstico, tem seus pontos positivos e negativos. Ele é instalado embaixo da pia, e prometer destinações sustentáveis aos resíduos.

Primeiramente, é importante esclarecer que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), afirma que o triturador de alimentos na pia de uma cozinha residencial pode poluir os corpos d’água. Isso ocorre porque a carga orgânica nos lançamentos de esgotos não tratados aumenta. Sendo assim, acaba não sendo uma opção ecológica.

A companhia afirma que a utilização desses equipamentos pode entupir encanamentos, e os restos de alimentos, o lixo jogado nos vasos sanitários e o óleo de cozinha, juntos, prejudicam o fluxo do esgoto.

Quando levamos em conta o gasto de energia, já que o sistema funciona a base de energia elétrica, a Sabesp também tem pontos contras, alegando que isso aumenta o gasto de energia dentro de casa e, consequentemente, aumentar o valor da conta de luz.

No caso das vantagens de um triturador de pia, encontra-se a capacidade que o aparelho tem de evitar que o material orgânico apodreça em aterros sanitários e libere gás metano – que piora o efeito estufa.

Preço

Para comprar um triturador de pia, você gasta cerca de R$500 a R$3.000,00, dependendo do modelo e marca. Ainda tem o preço de instalação.

E você, acredita ser vantagem ter um sistema desses em casa?

Se você enfrenta problemas de entupimento, conte com o nosso serviço de desentupimento de pia em SP. Trabalhamos com profissionais altamente treinados e capacitados para lidar com diferentes tipos de problemas.

Clientes