A falta de planejamento urbano é um fator que não ajuda nem um pouco na prevenção de inundações em áreas alagadas.
Apesar de o trabalho nas empresas desentupidoras dobrar nos dias de chuvas fortes, não é só um esgoto entupido que causa alagamentos. Existem outros fatores que, por sinal, estão ligados a falta de planejamento urbano.
Um desses fatores são as construções próximas aos grandes rios e a córregos porque nos dias de chuva, tanto o rio quanto o córrego, cobram os seus espaços que, já eram deles, por natureza. Tentar retificar um rio ou córrego pode funcionar em algumas chuvas e em outras não.
Além das construções realizadas próximas aos rios e córregos, há ainda quem construa em encostas, aterros de áreas alagadas, em lugares muito baixos e sujeitos a alagamentos.
No dia 23 de abril de 2010, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), registrou três pontos de alagamento em São Paulo, como publicou a Folha Online na nota “Chuva deixa três pontos de alagamento em São Paulo”, todos eles próximos do centro da cidade, onde o asfalto torna o solo impermeável.
Solo impermeável, esgoto entupido e construções em locais de grande probabilidade de alagamento são muito comuns em centro urbanos que cresceram sem planejamento.
Pelo menos um terço dos problemas que causam alagamentos pode ser solucionado com a manutenção preventiva das galerias de esgoto. É que, com o asfalto impermeável, as galerias são o único lugar por onde a água da chuva pode ser escoada.
Nossa empresa atua a 10 anos no mercado de desentupidoras. Temos uma equipe de profissionais experientes e muito bem treinados que podem realizar a manutenção dessas galerias de esgoto que ficam próximas de sua residência ou da sua empresa. Ligue e converse com os nossos técnicos em desentupimento para saber mais sobre esse assunto. Nosso telefone é (11)3333.3000. Trabalhamos 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.
Referência: folha.com.br