Conheça a ação das bactérias para fossas sépticas

Escrito por Isabella. Publicado em Serviços

Você já deve ter ouvido sobre fossa séptica, mas você sabe o que é e como funciona? 

A fossa séptica trata-se de um sistema de tratamento de esgoto para casas e estabelecimentos comerciais em locais que  não possuem ligação direta com as tubulações e galerias de esgoto fornecidas, principalmente por governos ou empresas privadas.

Considerando que uma grande maioria dos brasileiros não têm acesso a saneamento e rede de esgoto, a fossa séptica torna-se uma alternativa para decomposição de esgoto.

No geral, as fossas sépticas têm como função realizar um tratamento de esgoto alternativo e provisório utilizando-se de fungos, bactérias para fossas sépticas, microrganismos vivos, algas, uma forma barata de realizar tratamento adequado de esgoto até que seja possível uma ligação do local à rede de esgoto local. 

Dentro de uma fossa séptica existem trilhões de bactérias trabalhando para a limpeza das águas, confira a seguir a ação das bactérias para fossas sépticas.

Podemos dizer que se torna um modelo sustentável de tratamento de esgoto, pois já existem modelos de fossa séptica em que a água filtrada é direcionada para um reservatório, dessa forma pode ser tratada até se tornar potável para ser reutilizada ou reconduzida ao meio ambiente.

Ação das bactérias para fossas sépticas

Ao se falar de bactérias, uma tendência que temos, é pensarmos de imediato que são ruins e que sempre atuam para o nosso mal, mas falando de bactérias para fossas sépticas, estas,  têm atuação para o bem, pois possibilitam importantíssima função na hora da limpeza de resíduos lançados à natureza do nosso planeta.

As bactérias presentes nas fossas sépticas têm como ação a destruição dos resíduos orgânicos e inorgânicos que estão presentes em todo esgoto doméstico, elas desfazem os resíduos possibilitando assim a limpeza da água que será devolvida ao meio ambiente.

Para realizar esse processo de limpeza as bactérias para fossas sépticas realizam um processo de fermentação, produzindo gases tais como enxofre, metano, dióxido de enxofre entre outros, esses gases formando uma espécie de lodo que é decomposto ao entrar em contato com o ar.

Quais bactérias devemos utilizar em fossas sépticas?

Considerando que existem trilhões de tipos diferentes de bactérias, a principal questão em relação a utilização dessas bactérias é qual é indicada para utilização em fossas sépticas.

Os dois tipos de bactérias que estão mais presentes em fossas são aeróbicas e anaeróbicas, são essas que devemos utilizar.

Bactérias aeróbicas são mais eficientes para decomposição, pois utiliza lixo orgânico como fonte de alimento, um ponto negativo é que bactérias aeróbicas são menos resistentes a mudanças que ocorrem no meio ambiente.

Em relação às bactérias anaeróbicas, sabemos que são mais resistentes às mudanças do ambiente, pois conseguem atuar em locais sem oxigênio, mas referente a decomposição de resíduos, têm uma atuação com menor eficiência em relação a bactérias aeróbicas.

O processo se dá pela digestão dos resíduos sólidos presentes no esgoto pelas bactérias, transformando esses resíduos em gases e líquidos num processo de fermentação, garantindo assim a decomposição de forma natural, possibilitando a transformação em resíduos biossustentáveis para retorno ao meio ambiente.

Utilização de bactérias para fossa séptica

Conhecendo sobre as bactérias para fossa séptica, pode surgir dúvidas a respeito de como utilizar essas bactérias. 

Um primeiro passo é observar periodicamente como está ocorrendo o processo de digestão dos resíduos. Caso perceba mau cheiro e o rápido enchimento da caixa, é um sinal para complementação das bactérias. 

É importante contar com produtos de qualidade com garantia de um profissional para orientação na realização do serviço, afinal ninguém gostaria de ter problemas em relação ao funcionamento da fossa.

Como proteger as bactérias para fossa séptica?

A utilização de produtos químicos pode acabar destruindo as bactérias que trabalham para limpeza da fossa séptica, portanto, é necessário atenção para preservação da fossa. 

Dentre os produtos que eliminam essas bactérias estão soda cáustica, água sanitária, cloro, detergentes e desinfetantes estão entre os principais responsáveis pela destruição dessas bactérias.

Uma forma de conservação e proteção se dá pela utilização de biorremediadores, bem como sabões naturais podem ser utilizados, pois, possibilitam a proliferação das bactérias do bem, que vão atuar na decomposição dos detritos.

É importante contar com registro atualizado de todas as limpezas, manutenções e inspeções realizadas na fossa séptica. Esses registros precisam contar sempre com a identificação dos profissionais responsáveis pela limpeza.

Limpeza de fossas sépticas: escolha uma empresa confiável 

Contar com orientação  profissional é imprescindível para a boa utilização de bactérias para fossas sépticas, ou mesmo para a limpeza por demais métodos. Assim, é possível garantir a melhor utilização e limpeza, afinal cuidar da fossa é coisa séria.

A realização inadequada da limpeza de fossa séptica pode deixar as bactérias doentes ou pior, matar todas as bactérias, assim anulando todo o processo de tratamento de esgoto.

Imagine ficar na mão em um momento de apuro, não dá né? A dica é pesquisar sobre a empresa escolhida, verificar credenciais e NBRS utilizadas pela empresa. 

A Aquarella Desentupidora é uma empresa que pode te ajudar no processo de limpeza de fossa séptica. 

Dentre suas características, podemos destacar: 

- Qualidade superior dos serviços;

- Garantia dos serviços prestados (3 meses para os serviços de desentupimento);

- Visita 24 horas, imediata e sem cobrar nada por isso;

- Diversas equipes de atendimento espalhadas na principais regiões de São Paulo, garantindo velocidade na atendimento;

- Sem surpresas desagradáveis no valor do serviço, você sabe de antemão o orçamento com o preço que irá pagar;

- Orçamento é elaborado de acordo com o material a ser utilizado e tipos de serviços a serem prestados. O serviço é realizado apenas após a aprovação do orçamento por parte do cliente;

- Variedade nas formas de pagamento, ou seja, o cliente escolhe aquela que melhor lhe convém, como por exemplo:

Dinheiro - à vista com desconto

Cheque - parcelado em até 3x

Cartão - parcelado em até 6x e diversas outras formas de pagamento para pessoa jurídica, consulte nosso departamento comercial.

Além disso, a empresa conta com uma frota moderna e com profissionais altamente qualificados. A frota, aliás, é composta por carros e caminhões com equipamentos de primeira linha.

Agora que você já sabe qual a ação das bactérias para fossas sépticas, nos chame para uma visita e avaliação. Não perca mais tempo. Entre em contato e tenha o melhor serviço e atendimento do mercado!

 

Clientes